• Gabriella Ferreira

Os 10 melhores tipos de vídeo para o marketing digital

Saber quais são os melhores tipos de vídeo para o marketing digital na atualidade já não é mais um diferencial de marcas antenadas, mas sim uma obrigação. As estratégias que não contemplam o uso de vídeos estão fadadas a, no mínimo, perder inúmeras oportunidades – se não ao fracasso completo.

O site Business 2 Community facilitou a nossa vida e listou os tipos de vídeo para o marketing digital que vêm mostrando os resultados mais impressionantes.


Nunca é demais reforçar: o conteúdo de vídeo como parte de uma estratégia de marketing digital é o caminho do futuro. De acordo com o The New York Times, “estamos entrando em um ‘mundo pós-texto’. A multimídia em breve dominará todos os canais. Em outras palavras, o uso da escrita para se comunicar com seu público está saindo de moda rapidamente. ”

Como existem muitos tipos de conteúdo de vídeo por aí, talvez você não saiba por onde começar. Se ainda não está claro qual estilo de vídeo é mais adequado às metas da sua empresa, use este artigo como guia.

Lembretes importantes de conteúdo em vídeo para sua campanha de marketing digital

Independentemente do tipo de vídeo que você está criando, se o conteúdo não for divertido, informativo ou interessante, ele não será visto.

O primeiro passo em qualquer processo de marketing de conteúdo é determinar o objetivo. Por exemplo, se a sua meta é aumentar o engajamento, a conscientização ou a educação do público, é provável que você precise criar um um vídeo curto para distribuição nas redes sociais. Se você deseja informar com um vídeo mais longo, crie-o tendo o YouTube em mente.

Importante: algumas das ideias de conteúdo de vídeo listadas neste artigo levarão mais tempo para serem criadas do que outras. Consulte sua equipe, recursos e tempo antes de decidir em qual estilo deseja investir.


10 tipos de vídeo para o marketing digital a serem considerados


#1. Vídeos sobre a cultura da empresa / “conheça a equipe”

Os consumidores querem conhecer sua marca e as pessoas por trás dela. Uma das melhores maneiras de mostrar ao público seus principais valores, cultura, missão e membros da equipe é com o conteúdo de vídeo dos bastidores. Esses vídeos oferecem aos público uma visão interna do que diferencia sua empresa do resto e mostram por que sua marca merece a lealdade deles.

De acordo com a Single Grain, “a cultura por trás de uma marca é o molho secreto que estimula o apetite dos funcionários e dos consumidores entediados e desencantados”.

Vídeos adicionais da cultura da empresa incluem entrevistas com funcionários, festas de aniversário e por aí vai.

O objetivo dos vídeos de cultura da empresa é mostrar que o seu negócio é mais do que apenas um processo. Humanos reais com personalidade trabalham em sua organização. Um bônus dos vídeos de cultura interna é que eles podem atrair novos candidatos motivados para sua empresa.

#2. Vídeos round-up


Os round-ups (ou resumos) são a forma de vídeo das listas. As listas podem ser facilmente transformadas em conteúdo de vídeo e geralmente são mais atraentes para o público do que o texto escrito. De acordo com a uscreen, os melhores vídeos round-up são:


Relativamente curtos: quatro minutos ou menos, para manter seu público envolvido.Visuais: não fale apenas com a câmera; misture clipes ou fotos das pessoas, produtos ou lugares que você está descrevendo.Variados: ofereça aos seus visitantes uma variedade de opções para que haja algo para todos.

O objetivo dos resumos é ser rápidos, divertidos e envolventes.

Por exemplo, algumas ideias fáceis de vídeos round-up para empresas de marketing seriam:


6 dicas para marketing digital.

9 coisas que você precisa para uma estratégia de marketing eficaz em 2020.


#3. Vídeos dos bastidores


O conteúdo de vídeo nos bastidores também ajuda sua marca a parecer mais humana e menos como uma corporação.

A maioria das audiências gosta de ver como é produzido o conteúdo que elas amam. De acordo com a uscreen, “Se você tiver uma visão exclusiva de um processo, projeto ou situação em que seus clientes estejam interessados, considere criar um vídeo dos bastidores. Geralmente, eles são menos polidos que os vídeos tradicionais e incorporam muitas imagens brutas. Como bônus, eles funcionam tanto para marcas B2C quanto para B2B. ”Quanto mais amigável e acessível for o seu negócio, mais forte será o relacionamento entre você e o público.

#4. Vlogs


Um dos tipos mais populares de conteúdo de vídeo na Internet é o vlog. Esse tipo de vídeo curto geralmente mostra uma pessoa vivendo o seu cotidiano. Para os negócios, você pode detalhar o que faz diariamente em sua empresa ou pedir que os membros da equipe se revezem no vlog em nome da marca. Você pode até pegar artigos de blogs que você já escreveu e transformá-los em conteúdo de vlog.

De acordo com a Single Grain, “os vlogs são baratos de produzir, voltados para as personalidades e, possivelmente, o melhor retorno para seus investimentos em termos de puro valor de envolvimento. O vlog é um ótimo meio para compartilhar uma jornada diária devido à sua intimidade e à facilidade de construir um relacionamento com seu público. ”


#5. Vídeos de entrevistas


O conteúdo do vídeo de entrevista geralmente inclui duas pessoas, onde uma delas faz perguntas e a outra as responde. A diferença entre uma entrevista escrita e outra em vídeo é a personalidade. As palavras são uma ferramenta poderosa para transmitir uma mensagem; no entanto, o conteúdo de vídeo é a melhor maneira de transmitir emoções.

Você pode usar o conteúdo da entrevista para apresentar novos membros da equipe, mostrar os valores da marca e se alinhar com outras personalidades interessantes em seu segmento. De acordo com o Single Grain, “Uma boa entrevista deve seguir um conjunto de diretrizes como um vlog, mas sem parecer que tenha roteiro. Como entrevistador, seu trabalho é fazer com que o entrevistado fale, e não o contrário. Um vídeo de entrevista bem feito é, no mínimo, uma maneira infalível de iniciar uma discussão no LinkedIn. ”

O conteúdo da entrevista é fácil de produzir, e se você convidar outros especialistas em seu campo para ser entrevistados, eles poderão compartilhar esse conteúdo em suas próprias redes sociais e apresentá-lo a um novo público.


#6. Vídeos de perguntas e respostas


As perguntas e respostas são semelhantes às entrevistas, mas, em vez de fazer as perguntas, você permite que seu público as faça. Este conteúdo de vídeo também utiliza redes sociais. Peça aos seus seguidores que lhe enviem perguntas, selecione as que você deseja responder e depois grave o vídeo.

Se você é familiarizado com o papel de apresentador de conteúdos em vídeo, também pode tentar transmitir ao vivo uma sessão de perguntas e respostas. Mas, caso você não se sinta à vontade para falar com o público em tempo real, sugerimos que adote os vídeos pré-gravados. Dessa forma, você pode editar o vídeo na pós-produção, se necessário.

Os vídeos de perguntas e respostas também permitem que seu público-alvo tenha acesso direto à sua empresa e mostram que seu negócio é transparente, dando à sua marca um impulso no marketing digital.


#7. Vídeos de produtos em destaque


Existem muitas avaliações de produtos no marketing digital e, atualmente, pouquíssimos consumidores compram sem consultar outra fonte, como amigos ou reviews na internet.

Se você mostrar um produto que sua empresa usa e confia, o público começará a ver sua marca como confiável e honesta. Segundo a Biteable, “78% das pessoas disseram que suas decisões de compra foram influenciadas pelas postagens de mídia social das marcas. O vídeo é uma ótima maneira de destacar um produto ou demonstrar um recurso específico. Uma publicação informal de mídia social pode parecer mais autêntica que um anúncio e incentivar as pessoas a clicar em comprar. ”

#8. Vídeos de dicas / tutoriais


As informações estão mais disponíveis agora do que nunca. Seu público-alvo está procurando dicas e truques úteis que possam ser usados para melhorar a vida diária.

Sua empresa tem algo que você pode ajudar a responder para eles? Você pode oferecer conselhos através de um vídeo.

De acordo com a Biteable, “esse tipo de conteúdo é realmente um dos mais pesquisados online”. Ele também ajudará a melhorar a credibilidade da sua marca e a confiança que seu público-alvo tem nela.


#9. Estudos de casos e depoimentos


Qualquer pessoa interessada em seus produtos ou serviços quer saber exatamente o que está recebendo. Então, mostre a eles!

Os depoimentos são fenomenais para o marketing digital , além de uma excelente maneira de mostrar aos consumidores qual é o produto ou serviço que orgulha a sua empresa.

Como a uscreen afirmou, “Quando se trata de conversão, é impossível superar estudos de caso e depoimentos. Tudo isso graças à prova social ou ao fenômeno psicológico que leva as pessoas a quererem algo quando veem outras pessoas o usando “.

Os depoimentos também são conteúdo de vídeo autêntico. É altamente recomendável que você não use atores para representar seus clientes reais. Isso pode fazer com que sua marca pareça falsa. Fique com clientes reais para mostrar ao seu público que você valoriza os negócios deles.


#10. Vídeos de anúncios


Existe algo mais emocionante do que o anúncio de uma novidade? Esteja você compartilhando um novo produto, abrindo um novo local ou organizando um novo evento, um vídeo de anúncio ajuda você a transmitir a mensagem para o seu público e cultiva o entusiasmo.

É importante observar que, embora seu anúncio não precise ser necessariamente engraçado, ele deve  envolver a audiência Portanto, mantenha o conteúdo do vídeo curto, simples e conciso.

Conclusão


Colocando as coisas em perspectiva, você antes já sabia que não há mídia mais engajadora que o vídeo. Mas esta é uma afirmação muito aberta e pouco específica. Existem diferentes objetivos a ser perseguidos pelas empresas, e há estratégias de video marketing adequadas para cada um deles.

Com este artigo, você aprendeu quais são os 10 melhores tipos de vídeo para o marketing digital. Agora, basta identificar qual estilo de vídeo é mais adequado às metas do seu negócio.


Quer ajuda nesse processo? fale com a gente!!



0 visualização

Segunda - Sexta | 09h - 19h

R. 1542, 715 - SL 26 - Centro

Balneário Camboriú/SC

Tel. (47) 3021.1984

Cel. (47) 9 9702.0187

atendimento@stageprodutora.com.br

© Copyright 2020 STAGE PRODUTORA. Desenvolvido por Gath Soluções