• Gabriella Ferreira

Tendências de vídeo marketing: as oportunidades que poucos estão enxergando


Entender quais são as principais tendências de vídeo marketing para um ano tão atípico quanto o de 2020 é a chave para identificar quais são os canais, ferramentas e plataformas necessárias para alcançar os resultados desejados.

Todos concordam: o futuro do vídeo marketing é promissor e cheio de inovações.

Mas isso é senso comum. E senso comum, em cenários super competitivos, certamente não basta.

Mesmo com toda a popularidade do vídeo marketing, ninguém está falando sobre como superar desafios para aproveitar ao máximo as estratégias de aplicativos, por exemplo.

Antes de avançarmos, vamos esclarecer o básico antes:

O que é vídeo marketing em 2020?

Hoje, pode-se dizer que vídeo marketing é  uma ferramenta para criar e participar de praticamente todas as demais campanhas de marketing, voltada para aumentar a taxa de cliques, a taxa de conversão e a memorização da mensagem da marca.

Embora quase 63% dos profissionais de marketing usem estratégias de vídeo marketing regularmente, muitos deles não têm a plena consciência de que os formatos e plataformas de anúncios certos podem fazer maravilhas em suas campanhas publicitárias.


Esta é uma leitura bastante interessante para o panorama atual. Não estamos nem na metade de um ano completamente atípico, virado do avesso pela pandemia do novo coronavírus (COVID-19). As decisões estratégicas tomadas agora definirão a performance de uma marca durante e após a crise.


A importância do vídeo marketing


Antes de iniciar uma campanha publicitária, lembre-se de que, até 2022, 82% do tráfego

da Internet será direcionado por vídeo.

O impacto do vídeo aumenta à medida que as pessoas adotam o streaming de vídeo em Ultra-Alta Definição (UHD) ou 4K. A introdução do padrão 5G já acelerou a renderização de vídeo e otimiza as experiências realidade virtual e realidade aumentada na China.

Qual é o resultado disso?

Se no ano passado (2019) as pessoas assistiram a vídeos 84 minutos por dia, em média, até o final de 2020 esse número passará para 100 minutos diários. Até 2022, o número de vídeos transmitidos por segundo na Internet  subirá para um milhão.

Veja como os usuários consomem conteúdo de vídeo, de acordo com as estatísticas de 2020 da Startup Nation:

  • 78% assistem a vídeos toda semana.

  • 55% assistem a vídeos todos os dias.

  • 72% dos clientes preferem aprender sobre um produto ou serviço assistindo a vídeos.

Qual é a estratégia de vídeo marketing certa para 2020?


A estratégia comercial de vídeo marketing é um caminho que leva sua campanha publicitária a grandes conquistas ou insucessos.

Tenha sempre isso em mente: uma estratégia mal escolhida, que não considera as oportunidades atuais e os desafios do mercado, em algum momento poderá levá-lo de volta ao início do seu caminho.

Portanto, ao planejar uma campanha em vídeo, siga três etapas principais:


1. Escolha seu objetivo

A estratégia de vídeo marketing é um mapa que deve incluir todos os canais, ferramentas e plataformas necessárias que você usará e, o mais importante, o resultado que deseja alcançar (taxas de cliques, taxas de conversão, vendas ou número de assinantes).


2. Escolha um tipo de criativo

Depois de se decidir sobre o resultado que deseja alcançar, escolha o formato que facilita a obtenção dessas métricas. De acordo com as campanhas publicitárias analisadas em 2019, os formatos de anúncio com melhor desempenho são:


Vídeos de recompensa (rewarding videos): os anúncios do tipo rewarded são exibidos em determinados intervalos dos jogos para celular, oferecendo bônus aos usuários em troca da exibição de vídeos promocionais.

Os bônus são frequentemente usados em vez de compras no aplicativo, e é por isso que mais de 70% dos jogadores gostam desse formato.

Os playable ads (anúncios interativos que permitem o engajamento do usuário com o game antes da instalação) também estão entre os melhores: esses formatos são mais adequados para impulsionar instalações e atrair públicos de boa qualidade ao seu aplicativo.

O anúncio em vídeo promove outro jogo que o usuário pode experimentar antes de fazer o download.

Vídeos intersticiais: os anúncios intersticiais podem aparecer no início, no meio e no final do vídeo. Eles podem ser usados para ambientes de desktop, dispositivos móveis e no aplicativo.

Anúncios nativos: quando se trata de vídeos nativos, eles podem funcionar melhor em campanhas que aumentam o reconhecimento da marca e o desempenho.

O vídeo nativo geralmente aparece no feed ou no bloco de recomendação da página. Esses vídeos não causam irritação, pois são acionados pelos usuários e se encaixam naturalmente na aparência do conteúdo da web.

Os anúncios nativos produzem taxas de cliques 40% mais altas do que outros formatos e 55% mais visualizações.


3. Escolha uma plataforma

Antes de escolher onde postar o vídeo, primeiro pense no seu público-alvo.

Se você publicá-lo em um site corporativo, apenas os visitantes do site o encontrarão. Se você escolheu o YouTube, mas também incorporou o vídeo na sua página da Web, tanto os espectadores do YouTube quanto os visitantes do site o assistirão.

A veiculação de um anúncio nas mídias sociais o tornará ainda mais visível, especialmente para as gerações Y e Z.

Você pode até criar funis de publicidade inteiros com base em vídeos. Por exemplo:

  • A principal fonte de tráfego para seus anúncios é o YouTube.

  • A partir daí, uma pessoa assiste seu anúncio em um vídeo curto e, usando o link na descrição, se registra para um tutorial em um vídeo gratuito.

  • O tutorial contém chamadas para a ação (call to action – CTA) ou links que levam à página de destino, a qual demonstra por completo seu produto ou serviço.

Essa estratégia é mais adequada para empresas especializadas em treinamento ou educação. Outras empresas podem expandir seu alcance mudando para tendências como addressable TV (método para fornecer publicidade direcionada em TVs digitais em tempo real com base na composição da família) e OTT ( over the top – conteúdo transmitido pela internet, seja ou não ao vivo), já que o gasto digital com esses meios chegará a cinco bilhões de dólares até o final de 2020.

Consoles de jogos, tablets, Smart TVs e outros gadgets conectam os usuários à Internet, onde eles podem consumir o conteúdo de vídeo como e onde quiserem.

Isso incentivou a publicidade programática personalizada na TV, que entrega anúncios em vídeo às famílias individualmente, de acordo com dados relevantes dos clientes, assim como os anúncios programáticos fazem na Web.

Por exemplo: você pode estar assistindo ao mesmo programa que os seus vizinhos, mas eles verão um comercial, e você outro, de acordo com as preferências de cada um.


Benefícios e desafios do vídeo marketing em 2020


Em janeiro deste ano, o Google anunciou que deixará de oferecer suporte a cookies em 5 de agosto de 2020. Para o vídeo marketing, isso significa o fim da era do uso de dados como a conhecíamos.

O Google Chrome não foi o primeiro navegador que abandonou os cookies, o Firefox e o Safari também o fizeram.

Existe vida útil para a segmentação de anúncios em vídeo após a morte do cookie?

Certamente sim. Enquanto você ainda tem tempo para se preparar, é melhor adotar campanhas de vídeo DTC (direct-to-customer – direto ao cliente) para se tornar menos dependente de cookies.

Ao abordar seus clientes diretamente, você promove a lealdade à sua marca, e os clientes fiéis têm muito mais chances de compartilhar seus dados, os quais você pode usar e reutilizar legitimamente em campanhas de vídeo marketing.


Conclusão


Mídias sociais, adoção rápida de dispositivos conectados e gadgets para dispositivos móveis,

esses são os catalisadores que tornaram o vídeo o formato mais procurado em 2020.

As pessoas passarão mais tempo assistindo a vídeos nos próximos anos, o que significa que os anunciantes terão um orçamento para mais campanhas de vídeo marketing.

Para enfrentar a crescente concorrência pela atenção do usuário com facilidade, os profissionais de marketing devem usar automação, plataformas e formatos de publicidade que aumentam o ROI e a lealdade do usuário, tudo ao mesmo tempo.

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